segunda-feira, abril 02, 2012

ARTE PYSANKY



O pysanka é o ovo de páscoa ucraniano, que é decorado à mão num processo semelhante ao batiky, que utiliza cera de abelha e corantes. Esta cultura é milenar, arqueólogos descobriram que a tradição remonta a 1300 ac. Eles ligaram projetos pysanky às cerâmicas egípcias criadas em 1500 ac, e ao simbolismo da cultura trypilljan na ucrânia, de 3000 ac. 

Os trypilljans eram uma sociedade matriarcal que adorou a "mãe terra" e tinha pouco interesse em lutas de poder envolvendo territorialidade e dominação de outros povos, como nas sociedades patriarcais. Por conta disso, acredita-se que eles tinham comida e tempo suficiente para gastar em atividades superiores - como beleza e arte. Viveram pacificamente em casas decoradas dentro e fora com belos desenhos e pinturas. 

Em design e cores, o simbolismo trypilljan reflete o apreço daquela civilização aos elementos da natureza.  O exemplo mais notável é o meandro ucraniano ou linha infinita, que denota a natureza cíclica da vida. Outros exemplos incluem temas como o círculo, cruz, estrelas, pontos, trigo, cavalo e patas de urso.




O símbolo do "pysanka" seria um ideograma, um código contendo os segredos de uma cultura. Mais eficaz do que palavras ele revela sentimentos: amor, felicidade, esperança, medo, desespero, etc. Cada pysanka envolve uma trindade de simbolismos: o simbolismo do ovo em si, o simbolismo do design, e o simbolismo da cor.

Na tradição popular do povo ucraniano, o pysanka possui poderes de talismã. O recebimento de um pysanka não é apenas um símbolo de amizade e estima, mas também traz consigo proteção. Antepassados ​​ucranianos acreditavam que um pysanka em casa traria boa fortuna, riqueza, saúde e proteção contra raios e fogo. 

Com a aceitação do cristianismo em 988 dc, o pysanka tem sido parte da tradição cristã e ritual da páscoa, simbolizando o renascimento do homem, representado pela ressurreição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário